O QUE TENHO APRENDIDO SOBRE NÃO DESISTIR

Dias atrás compartilhei com vocês sobre minha recente decisão de parar de desistir das coisas, por isso gostaria de ir compartilhando algumas coisas que tenho aprendido nessa jornada.

1- NÃO DESISTIR EXIGE PACIÊNCIA

Isso é óbvio, mas a gente se esquece. Ter paciência diante das dificuldades exige uma força fora do normal. Paciência quando a gente não consegue, paciência pra se reerguer, paciência pra tentar de novo. Descobri que muitas vezes desisto por pura falta de paciência. Quero tudo de imediato, resultados rápidos e a gente sabe que quase nada na vida é assim.

2- NÃO DESISTIR EXIGE PERSEVERANÇA

Outra coisa óbvia, mas se a gente nem sabe o significado dessa palavra, quanto mais vai saber vivê-la. Encontrei isso no Google pra ajudar:

“perseverança
s.f. Qualidade de quem não desiste com facilidade; persistência: conseguiu o trabalho pelo seu excesso de perseverança.Característica ou particularidade de quem persevera, insiste; constância.”

Tá aí algo que poucos da nossa geração praticam e quem pratica, geralmente se destaca, já notaram?! “Qualidade de quem não desiste com facilidade”, de quem não se abala pelos comentários alheios, que faz mesmo quando não está afim, ou quando dá preguiça, ou quando dá vontade de fazer outra coisa.

3- NÃO DESISTIR EXIGE METAS CLARAS

Eu já tinha aprendido isso com a Fundação Estudar e já tem um monte de coaching dizendo isso, mas não entendia a importância de dar números e prazos às minhas metas.

Objetivos precisam de metas claras a serem cumpridas em tempo razoável, para que saiam do papel e nos tirem da zona de conforto.

No meio dessas metas, a gente também pode colocar submetas, que são pequenos degraus a serem alcançados até chegarmos ao nosso grande objetivo.

Algumas frases de gente famosa que ilustram isso:

“Metas são sonhos com prazos”. Dianna Scharf-Hunt

“Dividir para conquistar“. Napoleão Bonaparte

“Nada é particularmente difícil se você dividi-lo em pequenos trabalhos“. Henry Ford

E antes que você pense que o mérito de ter encontrado essas frases é meu, esclareço que as li num aplicativo gratuito chamado “Minhas Metas”. Achei ele bem legal, porque ele vai dando dicas de como traçar esses objetivos e te ajuda a definir bem o que fazer.

4- NÃO DESISTIR EXIGE DISCIPLINA

Outra palavra desconhecidíssima dos jovens ocidentais. Se a gente não consegue nem formar uma fila direito, imagine se vamos conseguir levar uma vida disciplinada. Não está na nossa cultura. Falo isso com precisão, porque morei com orientais e tenho grandes amigas da cultura, o que me faz afirmar de novo: Não está na nossa cultura o ser disciplinado. Que o digam os professores do nosso país! São poucos os pais que ensinam este princípio aos filhos, seja por falta de tempo, atenção, dedicação ou simplesmente porque também não foram ensinados.

Disciplina não envolve só correção. Envolve fazer o que precisa ser feito, mesmo quando a gente não tem vontade. Pra explicar melhor, deixo este texto, que é um tapa na cara da geração do “faça o que você ama”: http://papodehomem.com.br/foda-se-a-motivacao-o-que-voce-p…/

Disciplina também envolve acordar cedo, mesmo quando quer ficar mais um pouco na cama; envolve sair pra correr, mesmo quando o Netflix te chama; envolve dizer não pra aquele brigadeiro de olhos brilhantes quando resolve emagrecer; envolve ler a Bíblia, mesmo quando está cansado por ter deixado pro último minuto do seu dia; envolve criar uma planilha de rotina diária e segui-la, mesmo quando não tiver vontade.

5 – NÃO DESISTIR EXIGE HUMILDADE

Humildade pra poder ouvir quem já conseguiu antes de você; humildade em reconhecer que você não sabe tudo; humildade em pedir ajuda pra conseguir avançar; humildade pra admitir suas limitações; humildade para ter paciência com quem desistiu.

Esses dias saí para correr com meu marido. Como alguns de vocês sabem, estou determinada a correr uma corrida de 5 km ainda este ano. Eu tenho avançado bem, mas comecei a correr há poucos dias, enquanto meu marido corre há mais de um ano, sendo que hoje em dia corre uns 10 km ou mais todo dia no trabalho dele. É claro que ia dar treta.

Começamos bem. Eu o levei para o trajeto que tinha feito no dia anterior e ele aceitou. É um caminho plano, mas eu tenho que ficar dando voltas para completar a distância. No meio do trajeto, ele me disse que já vinha correndo ali em serviço e que tinha uma rua boa pra correr logo a direita. The treta has been planted. Falei que não ia pra lá, porque tinha subida (subida pra quem começa a correr é qualquer elevação mínima) e que me manteria no meu trajeto. Ele, querendo me incentivar com um desafio, disse que não tinha, que era tranquilo (porque pra ele de fato era tranquilo) e me fez virar à direita. Quando virei a rua, parei de correr e voltei batendo o pé, igual uma criança fazendo birra: “Você não me respeita. Não me respeita! Você me desmotiva! Me desincentiva”. Pensa no drama.

Nós dois erramos. Meu marido errou por não ter acreditado nos meus limites e me feito ir além do que eu aguentava e eu errei por não ter aceitado a crença do meu marido de que eu podia ir além dos meus limites e ido além do que achava que aguentava. Nós dois estamos em fases diferentes desse desafio e precisamos respeitar um ao outro. Foi até uma lição trazida pro nosso casamento.

Pra finalizar a história, depois da cena Paulina Bracho, a gente foi discutindo (eu, no caso) e mais a frente voltamos a correr, dessa vez no trajeto que eu falei que aguentava. Corri quase 4 km, algo que nunca tinha feito.

Eu tenho que aprender a ser humilde, a ouvir o conselho dos outros, a acreditar no que dizem sobre e para mim. Ninguém consegue chegar a qualquer lugar sozinho. O problema é que gente como eu tende a achar que consegue. Claro, muita coisa depende de mim, mas nunca é demais ouvir quem te ama e quer bem.

Essas foram as lições até aqui. Espero compartilhar novos aprendizados e desafios dessa minha caminhada.

Não sei se notaram, mas este é o quarto texto que posto em uma semana, desde que falei que não iria desistir e postaria regularmente toda segunda, quarta e sexta. Parece pouco, mas nunca cheguei tão longe. Postar todos esses dias me exigiu tudo isso que escrevi aí em cima. Nem todos os dias estava inspirada, com tempo e motivação, mas eu fiz um compromisso e vou cumpri-lo.

E você? Ainda faltam dois meses e alguns dias pra esse ano acabar. Que tal tirar alguns sonhos do papel, ou melhor, que tal COLOCAR alguns sonhos no papel e transforma-los em metas?

Conte pra mim nos comentários se fizer isso!

Deixo essa frase que sempre me inspira a parar de procrastinar:

Comentários